A soja, apesar de fazer bem à grande maioria das pessoas, pode ser causador de alergia alimentar em outras. Assim, é importante saber identificar os principais sintomas de uma possível reação alérgica, bem como as formas de exposição ao causador.
Você já teve algum desses sintomas?
Contrações, manchas na pele, ânsias de vômitos, inflamação na pele, dermatite, espirros, problemas respiratórios, dentre muitas outras.
Sabe o que são substâncias alergênicas?
São substâncias bastante nocivas para a saúde de muitas pessoas, inclusive bebês, que por conta de uma hipersensibilidade passam a manifestar reações orgânicas desproporcionais ao ingerir tais substâncias. Em outras palavras, o sistema imunológico passa a reconhecer, determinadas substâncias como algo estranho ao organismo, que acaba por reagir com os sintomas citados anteriormente.
A Soja, apesar de ser reconhecida por inúmeras qualidades como o alto valor proteico, grande fonte de nutrição, e alternativa para alimentação de indivíduos que não consomem carne, é altamente alergênica para algumas pessoas, chegando a causar reações das mais variadas possíveis.
Tipos de alimentos que podem causar alergia alimentar
É Importante frisar que os alergênicos podem ser encontrados além da soja, em alimentos como o leite, ovo, trigo, amendoim, dentre outros e também na poeira, pelos de animais, plantas, dentre outros causadores.
- Você vai saber mais sobre outros alérgenos:
Alérgenos alimentares e suas implicações: Ovo
Alérgenos alimentares e suas-implicações: Leite
Formas de exposição
A Soja é altamente perniciosa para algumas pessoas, sendo que a exposição à este produto pode ocorrer de formas distintas, como veremos a seguir. Por isso é de grande importância que as pessoas fiquem atentas à todas as possíveis maneiras de exposição a este alimento que pode causar alergia alimentar.
Exposição Esperada
Neste caso, o contato do alérgico pode ocorrer por exposição esperada, como a farinha de soja, óleo, molhos, extratos, sucos, massas, biscoitos, além de uma vasta gama de outros produtos.
Exposição Inesperada
No caso da exposição inesperada, a soja pode estar presente sem que o alérgico perceba, caso não esteja muito bem informado, como a salsicha, pizza, doces, dentre muitos outros.
Reatividade Cruzada
Já na reatividade cruzada, algumas substâncias alergênicas presentes na soja podem estar presentes em alimentos da mesma família da leguminosa, surpreendendo muitas vezes o alérgico. Vários estudos já comprovaram a presença destas substâncias também nas ervilhas, lentilhas, amendoins, dentre outras.
Conclusão
Soja como causadora de alergia alimentar
A soja é considerada um dos principais alergênicos, sendo que há casos em que pessoas manifestaram reações respiratórias via inalação, como nos portos e galpões onde o produto é estocado. Há relatos ainda deste tipo de contaminação em profissionais da indústria da soja e padeiros, por conta da exposição direta e em grandes quantidades do produto.
Fonte: Thermo Scientific