Confira os conteúdos escritos por Ana Clara Fernandes

Em conjunto com USP, cientistas criam primeira vaca produtora de insulina humana

Um bovino comum do sul do Brasil entrou para a história como a primeira vaca transgênica capaz de produzir insulina humana em seu leite. Liderada por pesquisadores da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos EUA, e da Universidade de São Paulo (USP), essa conquista pode inaugurar uma nova era na produção de insulina, eliminando a escassez do medicamento e reduzindo significativamente seus altos custos.

Tecnologia transgênica na agricultura brasileira: Inovação, Eficiência e Sustentabilidade

Os transgênicos representam uma vertente significativa da agricultura contemporânea no Brasil, tendo sido aprovados diversos tipos de culturas geneticamente modificadas para uso comercial. Estas modificações genéticas visam principalmente aprimorar características como resistência a pragas, tolerância a herbicidas e qualidade nutricional, dentre outros aspectos relevantes para a produção agrícola. A aprovação desses transgênicos pelo governo brasileiro segue rigorosos processos de análise de segurança e impacto ambiental, embasado em estudos científicos e evidências acumuladas ao longo dos anos. Esta abordagem visa assegurar que as culturas transgênicas introduzidas no mercado sejam seguras tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

A Técnica CRISPR no melhoramento de plantas

A tecnologia molecular CRISPR, do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats ou ainda, em português, Conjunto de Repetições Palindrômicas Curtas Regularmente Espaçadas, é uma região do conjunto genômico das bactérias identificada pela presença de sequências curtas e repetidas, sendo que estas atuam no mecanismo de defesa das mesmas, onde pedaços de DNA de vírus invasores são inseridos entre as repetições, funcionando como uma espécie de “memória de infecção”. Quando o vetor infecta novamente, as bactérias produzem enzimas, sendo a Cas9 mais conhecida, que trabalham como tesouras moleculares que carreiam a lembrança do vírus. Portanto, se o novo agente invasor apresenta sequências iguais às das “memórias”, o material genético será consequentemente fragmentado pela enzima.

STF julga ação que contesta CTNBio na legalização de transgênicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou julgamento de ação que há mais de 18 anos debate a constitucionalidade da Lei de Biossegurança. A ação contesta a exclusividade da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para dispensar estudos de impacto ambiental e liberar a comercialização de organismos geneticamente modificados (transgênicos).

Sequenciamento de Nova Geração (NGS): Revolução na análise molecular e aplicações no setor agropecuário

O Sequenciamento de Nova Geração, conhecido pela sigla NGS (Next-Generation Sequencing), é uma tecnologia avançada que permite o sequenciamento massivo e paralelo de DNA e RNA. Diferente dos métodos tradicionais de sequenciamento, como o método de Sanger, o NGS possibilita a obtenção de milhões de sequências simultaneamente, proporcionando uma visão detalhada e abrangente dos genomas. Essa tecnologia tem transformado a pesquisa biológica e médica ao fornecer uma compreensão mais profunda dos organismos e suas interações genéticas.

Rotulagem de alimentos transgênicos: Saiba o que diz à legislação

Novas normas e regras sobre padronização de rotulagem nutricional em produtos alimentícios entraram em vigor em 9 de outubro de 2022. Tais diretrizes foram estipuladas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As mudanças têm como intuito facilitar a identificação de produtos mais saudáveis pelos consumidores, de forma clara e objetiva.

Processos sustentáveis da indústria 4.0 aplicados à biologia molecular

As mudanças tecnológicas vêm ganhando grande importância no que diz respeito a soluções para problemas de sustentabilidade na indústria agrícola. A ideia dos novos métodos de “Agricultura 4.0” alia abordagens como a agricultura de precisão, agricultura inteligente, agricultura vertical, bioeconomia, entre outras, associadas à bioinformática e sustentadas em tecnologias modernas e inovadoras como a robótica, inteligência artificial, edição gênica, matérias-primas sintéticas e nanotecnologia, incentivam a aplicação da biologia molecular em processos sustentáveis dentro da indústria 4.0.