Como funciona o curso
O Curso de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR): da extração de DNA à análise de eletroforese em gel, é composto por aulas teóricas e práticas, conduzidas por profissionais que trabalham com essa técnica todos os dias. A vivência da equipe que propõe o aprendizado é o que torna esse curso incrivelmente diferente e objetivo, uma vez que o aluno recebe a oportunidade de vivenciar a rotina de um laboratório que atua como player de desenvolvimento do agronegócio nacional, por meio da aplicação da técnica de PCR.
Logo no início do curso, o aluno é convidado a participar de um desafio, e ele será responsável por apresentar o resultado do desafio ao final do curso, quando isso será possível graças ao conhecimento adquirido.
As aulas teóricas são realizadas em sala de aula do laboratório, equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.
Já as aulas práticas são realizadas nas salas do Laboratório LaborGene, com constante orientação dos professores, em turmas com número reduzido de participantes, o que permite oferecer atenção individualizada e consequentemente, mais excelência no aprendizado.
Os participantes do curso irão aprender a executar as técnicas desde o recebimento e preparo de amostras, focando na extração de DNA, no preparo de mix reacional, na aplicação das amostras para termociclagem, na verificação dos resultados por eletroforese em gel de agarose e análise dos resultados.
Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de toda estrutura física necessária para atender os participantes, estrutura essa dimensionada para o dia-a-dia de uma empresa atuante na prestação de serviços em análises moleculares, revelando ao aluno como é na prática um laboratório empresarial, que trabalha com biossegurança, focado no melhor aproveitamento dos recursos técnico-econômicos necessários.
A parte prática do curso é dividida em várias etapas:
Primeira etapa – Recebimento e custódia de amostras
Nesta etapa o aluno entenderá como é o processo de recebimento de amostras dentro de um laboratório empresarial e os critérios utilizados para que a amostra seja classificada como apta ao início das análises. Ou seja, o aluno será capaz de entender quais são os critérios determinantes para a garantia da qualidade dos resultados dos ensaios envolvendo a reação em cadeia da polimerase, desde o recebimento das amostras.
Segunda etapa – Preparo da amostra e pesagem.
Serão apresentados os materiais e equipamentos utilizados para o preparo e pesagem de sub-amostras que seguem para a análise, bem como as boas práticas envolvidas no processo.
A turma de alunos se dividirá em pequenos grupos de um, dois ou três participantes, que realizarão o preparo e aliquotagem de amostras pré-determinadas pela equipe do laboratório. Esses materiais serão utilizados na condução das aulas práticas durante todo o curso de reação em cadeia da polimerase.
Terceira etapa – Extração e quantificação de DNA
No laboratório de extração e quantificação de DNA, os alunos conhecerão os materiais e equipamentos utilizados para o desenvolvimento desta etapa, e as melhores práticas para a garantia da qualidade dos resultados.
Eles utilizarão o material que sub-amostraram na etapa anterior para a condução do protocolo de extração de DNA. E poderão experimentar a função dos reagentes químicos e processos físicos mais utilizados na definição de protocolos de extração de DNA em diferentes matrizes.
OBS.: Para a extração de DNA, será utilizado um protocolo específico, selecionado de acordo com a composição do material pré-estabelecido pela equipe do laboratório. O protocolo adotado deverá estar adequado ao tempo do curso, e apresentar benefício em conhecimento adequado aos objetivos do mesmo.
Quarta etapa – Quantificação e padronização do DNA
Após a execução completa do protocolo de extração do DNA do material em experimentação, o aluno poderá conhecer os processos relacionados à verificação de qualidade e da quantidade de DNA extraído.
Nesta etapa o aluno conhecerá os cálculos necessários para padronização das condições do material a ser levado a amplificação na reação em cadeia da polimerase.
Quinta etapa – Preparo de mix reacional a aplicação do mix e do DNA na placa de PCR
Essa é uma etapa crítica e é onde acontece a maior parte dos erros e contaminações, que colocam a perder os seus projetos ligados a estudos com DNA e reação em cadeia da polimerase. Vamos ensinar aqui mecanismos simples e que tornarão os seus projetos mais confiáveis e que te deixaram muito mais confortáveis a apresentar, com confiança, os resultados encontrados.
Para o preparo do mix reacional, que contém os substratos para a reação em cadeia da polimerase, o aluno irá conhecer e manipular os reagentes necessários, assim como entender todos os cuidados necessários a execução segura dos protocolos desse estágio do ensaio.
Irá conhecer os melhores materiais e aprenderá a avaliar a qualidade de seus insumos.
Sexta etapa – A termociclagem
Nesta etapa o aluno irá conhecer o equipamento utilizado para a reação em cadeia da polimerase e suas principais funcionalidades. Irá entender o mecanismo básico de funcionamento do equipamento, além de programar os ciclos envolvidos na análise de sua amostra, depositando as placas contendo DNA e mix reacional preparados nas etapas anteriores.
Sétima etapa – Eletroforese e análise de resultados
Outra etapa crítica a reação em cadeia da polimerase é a etapa de eletroforese em gel.
Para que o ensaio seja bem definido, é importante que o executor da etapa de eletroforese conheça a importância da preparação de um gel de qualidade, assim como é importante que ele tenha a confiança em seu trabalho para que não hajam falhas no momento da deposição do resultado da amplificação do DNA ao poço de gel para eletroforese.
Aqui o participante de nosso curso terá a oportunidade de aplicar as amostras no gel e acompanhar a corrida eletroforética de sua amostra. Posteriormente, o resultado será avaliado por ele em fotos reveladas em mídia eletrônica, por transluminação em luz UV.
Importante
Em todas as etapas do nosso curso de reação em cadeia da polimerase serão apresentados e discutidos conceitos relacionados à biossegurança.
Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.
Com toda essa abordagem você se sentirá seguro para dizer que domina a execução da técnica de reação em cadeia da polimerase e garantirá a sua diferenciação no mercado profissional, com uma especialização lucrativa.