Dois passos simples para o tratamento de não-conformidades

Escrito por Flávia Freitas

Uma não-conformidade é o não atendimento de algum item ou requisito documentado como padrão operacional em um sistema de gestão da qualidade. 

Normalmente as não-conformidades são detectadas em processos de auditoria (internas ou externas). Mas, também podem ser detectadas no momento em que as consequências das não-conformidade tomam grandes proporções nos setores de abrangência do sistema de gestão, dentro de uma organização.

Não-conformidades recorrentes

Algumas não-conformidades podem acontecer de maneira recorrente em um mesmo setor.

Isso acontece, muitas vezes, porque a causa raiz da não-conformidade não foi tratada corretamente. Mas você sabe como fazer para encontrar a raiz da não-conformidade em questão? A utilização de ferramentas específicas pode auxiliar e muito na avaliação dos reais problemas das não conformidades, de modo a evitar sua recorrência. Trazemos para você duas delas neste artigo.

Ferramentas para o estudo de causas raízes de não-conformidades

Uma ferramenta muito simples, mas muito eficaz, é a análise dos 5 Porquês. Com a utilização dessa ferramenta, após esgotar os possíveis porquês, você pode: 

-determinar o que de fato ocorreu,

-listar as razões para que tal fato tenha ocorrido e

-entender o que pode ser feito para que a probabilidade de isso ocorrer novamente seja mínima.

Aplicando a técnica dos 5 Por quês:

A técnica dos 5 Por Quês pode ser dividida em duas simples partes descritas a seguir:

1º Passo – Definir o problema

Definir de forma clara, objetiva e focalizada, o problema em análise. Problemas secundários não devem afetar o desenvolvimento do trabalho de análise de causa raiz.

2º Passo – Aplique a técnica

A execução desta metodologia é feita questionando-se por que determinado problema acontece, de maneira consecutiva, por cinco vezes, focando não nos “sintomas”, mas sim nas causas.

Apesar do nome nem sempre é necessário fazer as 5 perguntas para determinar a raiz de um problema. Algumas vezes serão necessárias poucas perguntas e outras vezes os cinco porquês não serão suficientes.

Um dos motivos para a aplicação da técnica está no fato de que os seres humanos, ao se confrontarem com um problema, inicialmente, tendem a culpar alguma coisa ou alguém ao invés de realmente procurar a causa. Com a aplicação da técnica, em dado momento cessam-se as desculpas e o real motivo é encontrado.

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