Reação em Cadeia da Polimerase na medicina veterinária

Escrito por Flávia Freitas

O diagnóstico de doenças em animais é realizado, na maior parte das vezes, por meio da avaliação clínica. No entanto, existe um fator limitante para a precisão no diagnóstico já que o paciente não é capaz de expressar claramente os seus sintomas. Assim, aliada ao desenvolvimento da medicina veterinária, as análises laboratoriais tem efetiva importância em amplo sentido, desde o diagnóstico diferencial, prevenção e monitoramento do tratamento das doenças dos animais. Ainda, junto aos órgãos de controle, auxiliando na contenção da propagação de doenças que podem atingir não somente animais como podem também serem transmitidas ao ser humano.

 

Pequenos animais

O mercado PET está em crescimento devido a mudança de posicionamento dos proprietários de animais de estimação. Hoje os animais domésticos são tratados como entes da família e recebem amor e acompanhamento especializado por seus tratadores.

Convivendo com a família, dentro de casa, com crianças e bebês, os animais passaram a ser mais bem cuidados pelos donos, já que precisam estar com a saúde em dia. E como membro da família, os donos não medem esforços para que o animal receba os melhores tratamentos em casos de doenças.

Várias enfermidades comuns em PET, podem ser e são diagnosticadas por Reação em Cadeia da Polimerase. Seguem algumas delas:

Cinomose: doença transmitida por vírus, sem tratamento mas possui vacina.

Leishmaniose: causada por um protozoário, pode atingir o homem e cães.

Babesiose: causada por um protozoário, transmitida por carrapato. Doença séria, deve ser diagnosticada de maneira rápida para se ter eficiência no tratamento.

Erliquiose causada por uma bactéria, também transmitida por carrapato. Doença séria, deve ser diagnosticada de maneira rápida para se ter eficiência no tratamento.

A Reação em Cadeia da Polimerase é um procedimento laboratorial que pode ser realizado de maneira rápida e eficiente, o que muitas vezes é determinante para um tratamento efetivo.

 

Animais de corte e produção

 

Em animais de corte e produção, a seleção de animais superiores para a reprodução é fator determinante na obtenção de gerações seguintes com maiores características de interesse.

Por meio de técnicas da biologia molecular é possível que processos como reprodução, crescimento, conversão em tecido muscular, índices de gordura, produção de leite, ovos entre outros, possam ser estudados a nível mais profundo. Conhecer a sequência do DNA de um animal e em seguida os genes envolvidos nos processo metabólicos de interesse zootécnico e econômico é fundamental para as etapas posteriores de seleção. E esses passos, podem ser determinados por ensaios de reação e cadeia da DNA polimerase.

A utilização da Reação em cadeia da DNA polimerase também se faz presente na seleção de animais livres de doenças genéticas, detecção de marcadores moleculares relacionados à maciez de carne e exames de paternidade, entre outros.

 

Afinal, em que consiste a Reação em Cadeia da Polimerase

A técnica de PCR (Reação em cadeia da DNA polimerase) consiste em realizar in vitro o processo de replicação de DNA, mecanismo de cópia de DNA em todas as células vivas. É uma técnica que permite que uma pequena região de uma molécula de DNA, um único gene, por exemplo, seja muitas vezes copiado por uma enzima, a DNA polimerase e, posteriormente sua presença (ou ausência) na amostra em análise é evidenciada por mecanismos apropriados de estudos de fragmentos de DNA.

 

Quer saber mais sobre esta técnica aplicada em diferentes áreas de conhecimento? Clique aqui e saiba mais.

 

Fontes de pesquisa

Tudo sobre cachorros

Cachorro Gato

Canal do Pet

Esalq

Saúde Canina 

 

 


Sem categoria

Atualizado em: 6 de junho de 2019

Artigos Relacionados