Você sabe o que é OGM? Trata-se da abreviação de Organismo Geneticamente Modificado, que também costuma ser chamado apenas por transgênico.
Em outras palavras, diz respeito a um organismo que sofreu modificações em sua estrutura genética, através de manipulação humana, de modo que passe a conter novas características em sua formação.
São vários os exemplos de OGM já criados pela ciência, como por exemplo um grão resistente a uma determinada praga, uma fruta com um tipo a mais de vitamina, uma planta de estatura maior, dentre muitos outros exemplos.
Sendo assim, a engenharia genética vem surpreendendo a cada ano, ao modificar dezenas de produtos, por meio da quebra de cadeias de DNA e introdução de novos genes.
Este é um segmento em ascensão no mundo, com forte tendência de crescimento para os próximos anos. Pois os OGMs além de serem mais resistentes à pragas e doenças, evitando assim o uso de grandes quantidades de agrotóxicos e defensivos nas plantações, tem maior produtividade, o que é de grande importância no atual cenário em que vivemos, onde a população cresce de forma acelerada, tornando o desafio da alimentação mundial cada vez maior.
Assim, tão importantes quanto os OGMs, profissionais altamente qualificados e capazes de participar desta evolução, com ética e responsabilidade terão papel de destaque nesse novo contexto em que estamos inseridos.
Fonte: BiologiaViva